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Aprenda a digitalizar todo o seu processo de vendas!

Leonardo Simão • dez. 28, 2020

Aprenda a digitalizar todo o seu processo de vendas!

Em um universo cheio de tecnologias inovadoras, já é possível digitalizar todas as equipes e simplificar os processos de vendas.

Com algumas ferramentas você consegue saber a origem dos seus leads e também monitorar o timeline de todos esses clientes em cada passo do ciclo de vendas.

Assista ao vídeo e saiba como converter mais clientes e ter mais controle sobre as atividades da sua equipe comercial.

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O foco do treinamento de vendas é buscar a máxima performance em todos os seus vendedores. Todos eles devem ter a oportunidade de serem treinados e preparados da mesma forma, entendendo todo o processo de vendas e compra, assim como as especificidades dos produtos e serviços. Uma equipe de vendas melhor preparada tem maior potencial de geração de vendas para a sua empresa. Neste sentido, é importante ter um programa de treinamento estruturado, com módulos de conteúdo e coaching de vendas. E tão importante quanto treinar a equipe é avaliar o ganho de performance decorrente. Neste artigo falaremos sobre o processo de coaching. O coaching é um processo muito utilizado em organizações para acompanhar o desenvolvimento dos profissionais, usando inputs da atuação real do funcionário, assim como as aspirações e metas organizacionais. Neste processo, é fundamental entender o momento atual de sua equipe de vendas e traçar o caminho entre o hoje e o amanhã desejado, construindo uma trilha de habilidades e competências que precisam ser desenvolvidas ou potencializadas. Este processo deve ser entendido e abraçado por toda a organização, para que seja natural dentro dos processos de gestão da companhia e para que seja reforçado por gestores, pares e equipes, impulsionando os resultados em termos de desenvolvimento. Lembre-se que por mais que haja objetivos únicos e padronizados para a equipe de vendas, o plano de desenvolvimento e coaching é único para cada um dos vendedores, pois deve-se basear nos pontos específicos a serem desenvolvidos ou reforçados. Trabalhar com métricas juntamente com comportamentos ajudará o processo de coaching a ser mais tangível. Quanto mais tangível for, mais fácil será para gestores e equipes verem os ganhos do coaching e se engajarem mais no processo de melhoria contínua. Além de buscar as informações de comportamento e criar um mapa atual de cada vendedor e onde você quer que ele esteja ao final do processo, pense nas métricas que precisam ser aperfeiçoadas. Quanto tempo o seu vendedor gasta com atividades não relacionadas a vendas? Qual o rate ideal para tais atividades? Quanto tempo o vendedor demora até fechar um negócio? Em quanto você quer reduzir este tempo? Quantas chamadas por dia seu vendedor faz? Quantas chamadas por dia ele deve fazer para alcançar as metas de vendas? Agora que você já mapeou as competências, comportamentos e métricas atuais de cada um dos seus vendedores e entendeu exatamente onde quer chegar para cada um destes fatores, é hora de pensar no caminho a ser trilhado para este desenvolvimento. Não adianta tentar resolver todos os problemas de uma vez ou focar em diversos fatores. Você correrá o risco de não ter sucesso em nenhum, por falta de foco. O segredo aqui está em priorizar o que será trabalhado em cada um dos momentos e construir a trilha de desenvolvimento para alcance das metas. Pense primeiro no que será trabalhado de forma prioritária. Analise a situação Atual e contraponha com o que é desejado. Como é o caminho a ser percorrido? Como você poderá ajudar seu vendedor a chegar lá? Estabeleça quick wins e micro metas, de forma que você e seu time possam ver a evolução crescente e contínua. Obter sucesso recorrente dará mais energia para você e seus vendedores continuarem no processo. Pensando em vida pessoal, por exemplo, você pode decidir começar a correr e ter como meta completar 10k. Se seu único target for correr 10k, você pode desanimar no meio do processo, acreditando ser um alvo inatingível. Comece com targets menores, como correr 5k intervalado, correr 5k sem intervalos, correr 5k em 30 minutos. E estabeleça metas de 1km a mais por semana, por exemplo, até completar os sonhados 10k. Mas assim como na vida profissional, atingir estas metas requerem dedicação, esforço e suporte. Como gestor, você deverá mostrar as técnicas e os caminhos e acompanhar o percurso dos seus vendedores. Estabeleça prioridades, estabeleça metas desafiadoras, porém factíveis, com diferentes prazos. Comemore as vitórias do seu time e mostre a evolução, continuamente. Para ajudar seu vendedor a atingir metas você deve considerar treinamentos, acompanhamentos em campo, shadowing com outros profissionais, leituras e exercícios diversos. Quer entender mais sobre a importância de tudo isso para impulsionar seu negócio? Conheça a Boost Academy!
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Metas devem orientar a sua empresa para o alcance dos seus objetivos de negócio. Métricas devem ajudá-lo a acompanhar e garantir o alcance de suas metas, de forma mensurável. Por que pensar em metas e métricas? Dimensionamento de equipe Avaliação de performance Dados para coaching e treinamentos do time Planos de bonificação e promoção Sua organização deve estar centrada no atingimento de suas metas, por meio do sucesso nas métricas. Muitas pessoas, erroneamente, entendem metas como sinônimos de objetivos. É compreensível, já que são dois conceitos bem semelhantes. Contudo, as metas nada mais são do que os passos necessários para o alcance de um objetivo maior. Em outras palavras, quando nos referimos às nossas metas, falamos de marcos mensuráveis e de duração limitada que fazem parte do desenvolvimento de um projeto. No contexto das vendas, portanto, elas detalham os resultados que precisam ser obtidos para o sucesso em um propósito mais amplo. E como podemos usufruir de metas e métricas para ter mais sucesso nos negócios? 1. Estipule sua Meta de Vendas Quando falamos em metas, falamos de marcos mensuráveis e de duração limitada que fazem parte do desenvolvimento de um projeto. No contexto das vendas, portanto, elas detalham os resultados que precisam ser obtidos para o sucesso em um propósito mais amplo. O ponto inicial de sua busca por sucesso é definir quais as metas que o levarão até lá. A partir deste ponto, faça a conta de quanto você precisa vender para alcançar seu objetivo de receita e de lucro. Para isso, pense na sua margem, para entender o quanto precisa faturar para gerar o lucro desejado. 2. Defina as Métricas e a Forma de Acompanhamento Como mensurar se as metas de vendas estão sendo alcançadas? Tão importante quanto definir metas alcançáveis, é saber como mensurá-las. De nada adianta estipular o ponto que deve ser alcançado se você não tem como saber se a campanha foi bem-sucedida. Mas, afinal, como realizar esse monitoramento? O básico é garantir que todos os envolvidos compreendam essas metas perfeitamente. O mais importante, porém, é estruturar um sistema capaz de mensurar cada um dos indicadores. 3. Dimensionamento da Equipe de Vendas Qual deve ser o tamanho do time de vendas da minha empresa? Essa é uma dúvida comum entre gestores de organizações que atuam em diferentes setores do mercado. Antes de chegar a uma conclusão sobre o número ideal de profissionais no seu time de vendas, outros questionamentos precisam ser feitos e respondidos. Eles envolvem principalmente a determinação das metas a serem alcançadas e a capacidade dos vendedores e gestores. As metas de vendas devem ser os objetivos da organização expressos em resultados, como números de clientes, unidades vendidas ou faturamento para um período determinado. A partir desta avaliação de META e de capacidade de entrega, você deverá fazer a conta inversa: quantos profissionais com a meta individual de R$ 10.000/mês preciso para atingir R$ 100.000 em vendas? 4. Avaliação de Performance e Treinamento e Coaching Metas e métricas são fundamentais para que possa entender ONDE você quer chegar com a sua equipe, em que ponto de desenvolvimento ela está e como você poderá fazer com que o seu time obtenha sucesso. Você deve ter as metas e métricas bastante claras para que possa avaliar de forma continua seu time e prover ferramentas como coaching e treinamentos formais para que cada profissional possa atingi-las. 5. Recompense os vendedores de forma justa Seria bastante estranho direcionar e avaliar sua equipe com base em metas e não recompensá-los com a mesma medida, não é mesmo? Assim, baseie a recompensa de seus vendedores no alcance de indicadores, sucesso em métricas e alcance de metas. Este tipo de recompensa tende a trazer maior sentimento de meritocracia e justiça para equipe, além de ter o poder de reforçar os comportamentos e as ações que você definiu como fundamentais ao sucesso de seu negócio. Quer entender mais sobre a importância de tudo isso para impulsionar seu negócio? Conheça a Boost Academy!
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