Por Nathalie Robyn
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31 mar., 2021
O foco do treinamento de vendas é buscar a máxima performance em todos os seus vendedores. Todos eles devem ter a oportunidade de serem treinados e preparados da mesma forma, entendendo todo o processo de vendas e compra, assim como as especificidades dos produtos e serviços. Uma equipe de vendas melhor preparada tem maior potencial de geração de vendas para a sua empresa. Neste sentido, é importante ter um programa de treinamento estruturado, com módulos de conteúdo e coaching de vendas. E tão importante quanto treinar a equipe é avaliar o ganho de performance decorrente. Neste artigo falaremos sobre o processo de coaching. O coaching é um processo muito utilizado em organizações para acompanhar o desenvolvimento dos profissionais, usando inputs da atuação real do funcionário, assim como as aspirações e metas organizacionais. Neste processo, é fundamental entender o momento atual de sua equipe de vendas e traçar o caminho entre o hoje e o amanhã desejado, construindo uma trilha de habilidades e competências que precisam ser desenvolvidas ou potencializadas. Este processo deve ser entendido e abraçado por toda a organização, para que seja natural dentro dos processos de gestão da companhia e para que seja reforçado por gestores, pares e equipes, impulsionando os resultados em termos de desenvolvimento. Lembre-se que por mais que haja objetivos únicos e padronizados para a equipe de vendas, o plano de desenvolvimento e coaching é único para cada um dos vendedores, pois deve-se basear nos pontos específicos a serem desenvolvidos ou reforçados. Trabalhar com métricas juntamente com comportamentos ajudará o processo de coaching a ser mais tangível. Quanto mais tangível for, mais fácil será para gestores e equipes verem os ganhos do coaching e se engajarem mais no processo de melhoria contínua. Além de buscar as informações de comportamento e criar um mapa atual de cada vendedor e onde você quer que ele esteja ao final do processo, pense nas métricas que precisam ser aperfeiçoadas. Quanto tempo o seu vendedor gasta com atividades não relacionadas a vendas? Qual o rate ideal para tais atividades? Quanto tempo o vendedor demora até fechar um negócio? Em quanto você quer reduzir este tempo? Quantas chamadas por dia seu vendedor faz? Quantas chamadas por dia ele deve fazer para alcançar as metas de vendas? Agora que você já mapeou as competências, comportamentos e métricas atuais de cada um dos seus vendedores e entendeu exatamente onde quer chegar para cada um destes fatores, é hora de pensar no caminho a ser trilhado para este desenvolvimento. Não adianta tentar resolver todos os problemas de uma vez ou focar em diversos fatores. Você correrá o risco de não ter sucesso em nenhum, por falta de foco. O segredo aqui está em priorizar o que será trabalhado em cada um dos momentos e construir a trilha de desenvolvimento para alcance das metas. Pense primeiro no que será trabalhado de forma prioritária. Analise a situação Atual e contraponha com o que é desejado. Como é o caminho a ser percorrido? Como você poderá ajudar seu vendedor a chegar lá? Estabeleça quick wins e micro metas, de forma que você e seu time possam ver a evolução crescente e contínua. Obter sucesso recorrente dará mais energia para você e seus vendedores continuarem no processo. Pensando em vida pessoal, por exemplo, você pode decidir começar a correr e ter como meta completar 10k. Se seu único target for correr 10k, você pode desanimar no meio do processo, acreditando ser um alvo inatingível. Comece com targets menores, como correr 5k intervalado, correr 5k sem intervalos, correr 5k em 30 minutos. E estabeleça metas de 1km a mais por semana, por exemplo, até completar os sonhados 10k. Mas assim como na vida profissional, atingir estas metas requerem dedicação, esforço e suporte. Como gestor, você deverá mostrar as técnicas e os caminhos e acompanhar o percurso dos seus vendedores. Estabeleça prioridades, estabeleça metas desafiadoras, porém factíveis, com diferentes prazos. Comemore as vitórias do seu time e mostre a evolução, continuamente. Para ajudar seu vendedor a atingir metas você deve considerar treinamentos, acompanhamentos em campo, shadowing com outros profissionais, leituras e exercícios diversos. Quer entender mais sobre a importância de tudo isso para impulsionar seu negócio? Conheça a Boost Academy!