Metas devem orientar a sua empresa para o alcance dos seus objetivos de negócio.
Métricas devem ajudá-lo a acompanhar e garantir o alcance de suas metas, de forma mensurável.
Sua organização deve estar centrada no atingimento de suas metas, por meio do sucesso nas métricas.
Muitas pessoas, erroneamente, entendem metas como sinônimos de objetivos. É compreensível, já que são dois conceitos bem semelhantes. Contudo, as metas nada mais são do que os passos necessários para o alcance de um objetivo maior.
Em outras palavras, quando nos referimos às nossas metas, falamos de marcos mensuráveis e de duração limitada que fazem parte do desenvolvimento de um projeto.
No contexto das vendas, portanto, elas detalham os resultados que precisam ser obtidos para o sucesso em um propósito mais amplo.
Quando falamos em metas, falamos de marcos mensuráveis e de duração limitada que fazem parte do desenvolvimento de um projeto. No contexto das vendas, portanto, elas detalham os resultados que precisam ser obtidos para o sucesso em um propósito mais amplo. O ponto inicial de sua busca por sucesso é definir quais as metas que o levarão até lá.
A partir deste ponto, faça a conta de quanto você precisa vender para alcançar seu objetivo de receita e de lucro. Para isso, pense na sua margem, para entender o quanto precisa faturar para gerar o lucro desejado.
Como mensurar se as metas de vendas estão sendo alcançadas?
Tão importante quanto definir metas alcançáveis, é saber como mensurá-las. De nada adianta estipular o ponto que deve ser alcançado se você não tem como saber se a campanha foi bem-sucedida. Mas, afinal, como realizar esse monitoramento?
O básico é garantir que todos os envolvidos compreendam essas metas perfeitamente. O mais importante, porém, é estruturar um sistema capaz de mensurar cada um dos indicadores.
Qual deve ser o tamanho do time de vendas da minha empresa? Essa é uma dúvida comum entre gestores de organizações que atuam em diferentes setores do mercado.
Antes de chegar a uma conclusão sobre o número ideal de profissionais no seu time de vendas, outros questionamentos precisam ser feitos e respondidos. Eles envolvem principalmente a determinação das metas a serem alcançadas e a capacidade dos vendedores e gestores.
As metas de vendas devem ser os objetivos da organização expressos em resultados, como números de clientes, unidades vendidas ou faturamento para um período determinado.
A partir desta avaliação de META e de capacidade de entrega, você deverá fazer a conta inversa: quantos profissionais com a meta individual de R$ 10.000/mês preciso para atingir R$ 100.000 em vendas?
Metas e métricas são fundamentais para que possa entender ONDE você quer chegar com a sua equipe, em que ponto de desenvolvimento ela está e como você poderá fazer com que o seu time obtenha sucesso. Você deve ter as metas e métricas bastante claras para que possa avaliar de forma continua seu time e prover ferramentas como coaching e treinamentos formais para que cada profissional possa atingi-las.
Seria bastante estranho direcionar e avaliar sua equipe com base em metas e não recompensá-los com a mesma medida, não é mesmo? Assim, baseie a recompensa de seus vendedores no alcance de indicadores, sucesso em métricas e alcance de metas. Este tipo de recompensa tende a trazer maior sentimento de meritocracia e justiça para equipe, além de ter o poder de reforçar os comportamentos e as ações que você definiu como fundamentais ao sucesso de seu negócio.
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