Métrica essencial em qualquer departamento de vendas, os leads são aqueles potenciais consumidores que estão interessados no seu produto e que, provavelmente, vão acabar convertidos e se tornar clientes. Por isso, se preocupar em captar e nutrir leads pode impulsionar muito os resultados de uma empresa.
Os leads são aquelas pessoas que ainda não são consumidores, mas que apresentam interesse e possuem potencial para adquirir um produto ou serviço. Eles representam oportunidades de conversão de vendas e, por conta disso, merecem uma atenção e um cuidado especial para que possam avançar no funil de vendas.
Apostar nesses potenciais consumidores é uma estratégia interessante. Eles são a peça mais importante em qualquer negócio que pretende impulsionar as vendas e melhorar seus resultados. A proposta mais utilizada na nutrição de leads é oferecer conteúdo qualificado, com uma abordagem voltada à resolução de um problema ou dor do cliente.
Neste caso, a comunicação é mais direta e pode ser feita por e-mail marketing de gotejamento, blog posts, publicações em redes sociais, landing pages, anúncios patrocinados e outros canais.
Em geral, os leads são captados através de qualquer interação na qual demonstrem interesse naquilo que você tem para oferecer. Isso pode ocorrer por meio de cadastros, preenchimento de formulários, fornecimento de dados (como e-mail e telefone) ou qualquer engajamento no qual o cliente deixe um meio de contato disponível.
Depois de captar clientes em potencial, entramos na parte mais importante, que é a nutrição desses leads. A nutrição acontece através da produção de conteúdos interessantes que “conquistem” a atenção e motivem o cliente a querer saber mais sobre o seu produto ou negócio.
É por meio dessa comunicação que você irá fornecer todas as informações e mostrar os benefícios do seu produto ou serviço, para que os leads tenham a segurança e a confiança necessárias para se tornarem clientes.
Cerca de 74% das maiores empresas do mundo já apostaram no método de nutrição de leads para alavancar seus resultados. Uma boa comunicação com o público-alvo ajuda a criar uma ótima reputação para a empresa e, por isso, é importante estabelecer estratégias para fomentar a nutrição. Veja algumas dicas:
1. Planejamento
Antes de mais nada, é necessário entender qual a finalidade da nutrição de leads. Até onde você quer levar seu lead? O que ele precisa para chegar à etapa de conversão? Para isso, é importante conhecer o público consumidor da empresa, definir uma buyer persona e planejar as estratégias adequadas.
2. Segmentação
A próxima etapa é separar, dentre os leads captados, aqueles que realmente possuem potencial para chegar até a etapa de conversão. Traçar um perfil com características comuns entre os seus clientes pode ajudar a entender o que essas pessoas esperam da sua empresa.
3. E-mail marketing
A primeira coisa que se pensa na hora de fazer a comunicação com o lead é a utilização de e-mails. Eles são sim uma peça assertiva, entretanto, a porcentagem de abertura pode girar em torno de 20%. Por isso, apostar em outros métodos pode impulsionar mais o setor de vendas. Alguns canais que podem ser utilizados são: blogs, e-books, redes sociais, WhatsApp Business, entre outros canais de comunicação.
4. Acompanhamento dos leads
Possuir uma equipe de prontidão para responder às interações dos leads é muito importante. Quanto mais rápida a resposta, maior a chance de o cliente fechar a compra. Focar em responder em até cinco minutos é o ideal.
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