Quando trabalhamos com vendas, nos preocupamos bastante em otimizar o tempo, afinal, “tempo é dinheiro”. Entretanto, gerir uma equipe de vendas, justamente pelo ritmo de trabalho e pelo perfil geralmente competitivo dos/as funcionários/as, pode ser um tanto complicado.
Os desafios de gerir uma equipe rumo aos resultados esperados, de acordo com as metas definidas pela empresa, são muitos. Por isso, o planejamento é, sem dúvidas, a etapa mais importante.
Ter estratégias e metodologias definidas para chegar aonde você pretende é essencial. Para te oferecer alguns insights sobre como melhorar a gestão de sua equipe de vendas, preparamos esse conteúdo com orientações pertinentes. Confira!
Na hora de montar uma equipe de vendas, faça isso de forma racional. Não é inteligente focar apenas em profissionais com o mesmo perfil e modelo de trabalho, pois isso acabará gerando conflitos. O ideal é ter perfis diferentes que se agreguem dentro do ambiente.
Contratar soft skills e treinar hard skills dos profissionais pode ser uma decisão inteligente, já que algumas habilidades comportamentais são realmente importantes na área de vendas, como boa comunicação, capacidade de persuasão, empatia e liderança.
Quando um time trabalho junto, os resultados chegam de maneira mais fluida e natural. A competição dentro de uma equipe nunca deve ser estimulada em uma gestão ética e humana. Pelo contrário, é preciso investir na motivação de cada vendedor individualmente, para que ele busque sempre a autos superação.
A segunda dica em relação à equipe é sobre a organização dos colaboradores. Segmentar a equipe em setores de vendas é importante. Para isso, avalie a personalidade de cada profissional e determine se o seu perfil é mais indicado para inside sales ou vendas em campo, por exemplo.
Dessa forma, fica mais simples de propor metas individuais e, por consequência, atingir as metas coletivas. Além disso, sua equipe estará dividida de acordo com as suas competências e cada funcionário se encaixará na etapa mais adequada do processo de vendas.
É claro que isso vai mudar de acordo com o seu modelo de negócio, mas enxergar e valorizar as melhores habilidades do colaborador é uma estratégia muito boa. Nem sempre o mesmo funcionário é bom em tudo, mas pode ser o melhor em uma etapa isolada da jornada de vendas.
É importante também levar em consideração a experiência de seu cliente. Se preocupar em oferecer um atendimento de qualidade e atencioso é fundamental. Já para a fidelização dos clientes, é indispensável garantir produtos e serviços de qualidade, que superem expectativas.
A tecnologia pode ser sua aliada na hora de promover uma melhor experiência para seus clientes. Utilizar soluções tecnológicas, como softwares de gestão, te permitirá ter um controle maior sobre o que sua equipe produz, além de promover um atendimento mais rápido e assertivo. Veja algumas soluções interessantes para a área de vendas:
1. Chatbot: é um assistente virtual de chat que utiliza Inteligência Artificial para atender seu cliente a qualquer hora do dia. É muito implementado em lojas virtuais e sites de empresas que prestam atendimento e suporte ao cliente.
2. Call tracking: essa ferramenta transcreve e analisa as ligações feitas pelo time de vendas, a fim de definir o comportamento das pessoas nas ligações e, dessa forma, avaliar o atendimento e entender as necessidades dos clientes
3. Site experience: é um modelo de site personalizado e que funciona de maneira inteligente. Ele reúne todas as informações de forma dinâmica para promover uma espécie de “balcão de atendimento” que esteja sempre disponível para os clientes.
Encontre as ferramentas de gestão que são apropriadas ao seu modelo de negócio e treine sua equipe de vendas periodicamente. Apostando nessas estratégias, seu setor de vendas tende a obter melhores resultados. Para mais conteúdos relacionados, continue navegando pelo nosso blog e conheça o curso de vendas da Boost Academy!
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