O SPIN Selling é uma metodologia de vendas criada na década de 80 por Neil Rackham. Ela se baseia em técnicas de investigação durante o processo de vendas e busca o aumento das taxas de conversão por meio da estruturação da conversa de vendas em função de tipos específicos de perguntas.
O SPIN Selling não é uma metodologia nova, mas nem por isso deixa de ser inovadora. Ao estruturar todo o processo de vendas com perguntas, uma empresa conseguirá entender com mais profundidade os problemas, necessidades e medos de seus clientes e avatares, conseguindo propor soluções que realmente agreguem ao seu negócio, aumentando a probabilidade de fechamento da venda. O modelo foi idealizado, inicialmente, para um processo de vendas complexo, mas ele pode – e deve – ser replicado para vendas mais simples.
O método SPIN Selling é composto de 4 fases durante o processo de vendas:
Antes de falarmos um pouco mais sobre os pontos do SPIN Selling é importante que tenhamos em mente um ponto importante: o vendedor não deve ter um discurso fechado e ficar falando o tempo todo sobre as características do produto. O cliente não vai se interessar por isso. Assim, em um bom processo de vendas, o cliente fala mais do que o vendedor. E por que isso? Porque o cliente não quer ter nenhum produto ou serviço empurrado. Ele quer ter suas necessidades e anseios atendidos, assim como ter seus problemas resolvidos. O vendedor não deve vender um produto. Ele deve ajudar o cliente a ver este produto ou serviço como uma solução. Para que isso seja possível, o vendedor deve direcionar o cliente por perguntas até que ele perceba no seu produto ou serviço uma possível maneira de resolver o seu problema. E é justamente por isso que o SPIN Selling é tão importante.
Perguntas de situações são perguntas feitas para descobrir fatos e explorar a situação atual de seu potencial cliente. Elas devem ajudar o seu vendedor a entender o cenário e construir uma fotografia de como está o negócio do cliente. Elas sao bastante importantes, mas não devem ser feitas em excesso, pois podem cansar o cliente e fazer com que ele ache o processo todo invasivo. Ele ainda não conhece seu vendedor e nem sabe o quanto poderá se beneficiar com aquele produto/serviço. Fazer perguntas demais para entendimento de situação pode ser desconfortável e contraproducente, cuidado!
Perguntas para mapeamento dos problemas se baseiam em questionamentos sobre os atuais problemas, impasses, dificuldades ou insatisfações pelos quais seu cliente esteja passando. Devem ser focadas em problemas que seu produto devem atender. O vendedor deve buscar estes problemas e pensar em como a sua solução pode atender aquele problema específico. Para isso, é importante que ele tenha em mente todos os benefícios de sua solução e o valor que seu produto pode agregar. Conhecendo os problemas dos clientes, você deverá saber como seu produto os ajudará a solucioná-los. Para isso, pense nos seus produtos em função dos problemas que eles resolvem para o cliente, em busca de um “match”.
Perguntas que levem à exploração das implicações dos problemas ou não atendimento das necessidades dos clientes são as mais importantes dentro de um processo de vendas. Elas ajudam o cliente a enxergar de maneira clara as consequências da não resolução de um problema que ele esteja enfrentando, ou do adiamento da implantação de uma solução que atenda a uma necessidade emergente. Estas perguntas devem levar o cliente a perceber o custo de negligenciar um problema ou o atendimento de um anseio, podendo até trazer certo grau de ansiedade. Os vendedores devem aproveitar esta ansiedade para deixar mais clara a necessidade do cliente em relação ao produto ou serviço que irá ofertar. Os vendedores mais bem sucedidos esperam até o momento em que o cliente esteja ansioso por sanar seu problema para falar de seu produto. O cliente deve estar aberto e preparado para entender, sozinho, como o produto ou serviço irá ajudá-lo a evitar as consequências de postergar a resolução de um problema. A solução deve vir como uma “mágica” que levará as dores e as preocupações embora.
O último pool de perguntas se refere a perguntas sobre as necessidades atendidas e os impactos de atendê-las. Elas devem focar no valor da solução. Normalmente, os clientes veem estas perguntas como positivas e tendem a se engajar na conversa, descobrindo pouco a pouco, que a solução que está desenhando vem ao encontro do atendimento de suas necessidades. Elas devem espelhar, com soluções, as perguntas de implicações. Elas devem fazer com que o cliente fale ele mesmo dos benefícios de sua solução, que ele encontre o caminho para evitar as consequências que percebeu com as perguntas de implicações. Assim, o seu vendedor não precisará convencer o cliente de que seu produto ou serviço é valioso para ele: ele entenderá por si só, aumentando as chances de conversão.
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