Ter metas é importante em todos os aspectos da vida. São elas que nos motivam e nos dão um norte sobre onde queremos chegar. Dentro de um negócio não poderia ser diferente, e é por isso que se ouve falar tanto em metas na área de gestão de vendas.
Quando trabalhamos com um objetivo definido, temos mais clareza e assertividade nas tomadas de decisão. É uma espécie de auto competição, que faz com que cultivemos uma vontade de nos superar e, por consequência, impulsiona o crescimento do negócio.
Criando as metas
Definir objetivos nos motivam em todas as áreas. Dentro da gestão de vendas do seu negócio, estabelecer metas motivará o time de inside sales ou vendas tradicionais. Estima-se que profissionais que trabalham em sistemas de metas alcançam resultados 30% melhores do que aqueles que não estipulam objetivos concretos para o faturamento.
O importante é saber criar metas de forma consciente e realista, de acordo com o que é possível realizar, por mais desafiador que seja. Estipular números inalcançáveis pode ocasionar o efeito rebote, e acabar desanimando a equipe. Apesar de ser tentador sonhar alto, para a gestão de vendas é preciso ter o “pé no chão”.
Para criar metas que funcionem de fato, é importante estudar seu mercado e suas métricas. O que você vende? Qual será a estratégia para vender mais? O seu produto possui um período de “alta” nas vendas? São questionamentos que você pode utilizar para iniciar seu planejamento.
É necessário entender também o que você tem como meio para alcançar o que propõe. Se o seu negócio possui mais de um setor de vendas, por exemplo, as metas devem ser feitas de acordo com o alcance que cada área possui.
Ainda existe a questão das metas individuais. Apesar de se tratar de um mesmo negócio, entender a particularidade e a individualidade de seus colaboradores é essencial. Dessa forma, seu funcionário estará cada vez mais impulsionado a render e contribuir com o crescimento da empresa.
Avaliando os resultados
É impossível mensurar de maneira assertiva os resultados se você não tiver metas para usar como parâmetro. Conforme elas forem sendo atingidas, você conseguirá ter noção de como anda a produtividade do seu negócio e planejar passos mais promissores.
De tempos em tempos, é necessário sentar e reformular seus objetivos seguindo o ritmo de crescimento que você observou. Por isso, suas metas precisam ser baseadas em dados concretos, como, por exemplo, os KPIs (Key Performance Indicators) ou Indicadores-chave de Desempenho que são importantes para o seu negócio. Veja os principais KPIs que você pode utilizar:
• Ciclo de vendas;
• Conversões;
• Faturamento por linha de produto;
• Origem de leads;
• Ticket médio;
• Custo de aquisição por cliente;
• Entre outros.
Esses indicadores comerciais são ótimos para a obtenção de insights para alavancar o crescimento da sua empresa.
Reconhecendo os resultados
Os funcionários precisam saber que são valorizados quando atingem os resultados esperados pela empresa. Reconhecer a evolução e recompensar o esforço também é necessário. Isso porque, para continuar rendendo, seu funcionário precisa de motivação.
Essa recompensa não necessariamente está relacionada a premiações. Muitas vezes, ações internas de reconhecimento já são o bastante para que seu time se sinta valorizado e gere resultados ainda mais satisfatórios.
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