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Entenda a importância das metas na gestão de vendas do seu negócio

Boost Academy • jan. 22, 2021
Ter metas é importante em todos os aspectos da vida. São elas que nos motivam e nos dão um norte sobre onde queremos chegar. Dentro de um negócio não poderia ser diferente, e é por isso que se ouve falar tanto em metas na área de gestão de vendas. 

Quando trabalhamos com um objetivo definido, temos mais clareza e assertividade nas tomadas de decisão. É uma espécie de auto competição, que faz com que cultivemos uma vontade de nos superar e, por consequência, impulsiona o crescimento do negócio. 

Criando as metas 
Definir objetivos nos motivam em todas as áreas. Dentro da gestão de vendas do seu negócio, estabelecer metas motivará o time de inside sales ou vendas tradicionais. Estima-se que profissionais que trabalham em sistemas de metas alcançam resultados 30% melhores do que aqueles que não estipulam objetivos concretos para o faturamento. 

O importante é saber criar metas de forma consciente e realista, de acordo com o que é possível realizar, por mais desafiador que seja. Estipular números inalcançáveis pode ocasionar o efeito rebote, e acabar desanimando a equipe. Apesar de ser tentador sonhar alto, para a gestão de vendas é preciso ter o “pé no chão”.

Para criar metas que funcionem de fato, é importante estudar seu mercado e suas métricas. O que você vende? Qual será a estratégia para vender mais? O seu produto possui um período de “alta” nas vendas? São questionamentos que você pode utilizar para iniciar seu planejamento.

É necessário entender também o que você tem como meio para alcançar o que propõe. Se o seu negócio possui mais de um setor de vendas, por exemplo, as metas devem ser feitas de acordo com o alcance que cada área possui.

Ainda existe a questão das metas individuais. Apesar de se tratar de um mesmo negócio, entender a particularidade e a individualidade de seus colaboradores é essencial. Dessa forma, seu funcionário estará cada vez mais impulsionado a render e contribuir com o crescimento da empresa. 

Avaliando os resultados 
É impossível mensurar de maneira assertiva os resultados se você não tiver metas para usar como parâmetro. Conforme elas forem sendo atingidas, você conseguirá ter noção de como anda a produtividade do seu negócio e planejar passos mais promissores.

De tempos em tempos, é necessário sentar e reformular seus objetivos seguindo o ritmo de crescimento que você observou. Por isso, suas metas precisam ser baseadas em dados concretos, como, por exemplo, os KPIs (Key Performance Indicators) ou Indicadores-chave de Desempenho que são importantes para o seu negócio. Veja os principais KPIs que você pode utilizar: 

• Ciclo de vendas;
• Conversões;
• Faturamento por linha de produto;
• Origem de leads;
• Ticket médio;
• Custo de aquisição por cliente;
• Entre outros. 

Esses indicadores comerciais são ótimos para a obtenção de insights para alavancar o crescimento da sua empresa. 

Reconhecendo os resultados
Os funcionários precisam saber que são valorizados quando atingem os resultados esperados pela empresa. Reconhecer a evolução e recompensar o esforço também é necessário. Isso porque, para continuar rendendo, seu funcionário precisa de motivação.

Essa recompensa não necessariamente está relacionada a premiações. Muitas vezes, ações internas de reconhecimento já são o bastante para que seu time se sinta valorizado e gere resultados ainda mais satisfatórios.

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Prepare o processo seletivo pensando em como avaliar cada um dos pontos do seu score de forma mais objetiva possível, para que obtenha mais assertividade nas suas contratações. Quer seu time de vendas em máxima performance? A Boost Academy pode te ajudar! Clique e conheça o curso!
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