O ano começa e, com ele, chega aquele desejo de tirar os planos do papel. Apesar de muita gente ainda estar com medo dos impactos da pandemia de coronavírus, é preciso dizer que o momento é extremamente positivo para empreender, especialmente para quem estiver disposto a apostar nas
O Guia de Tendências de Negócios do Sebrae, por exemplo, destaca algumas áreas estratégicas e com alto potencial de crescimento neste ano e nos próximos que estão por vir. O documento apresenta macrotendências e microtendências baseadas no novo comportamento e mentalidade coletiva dos consumidores.
Mercados relacionados à economia compartilhada, consumo verde, mobilidade inteligente, bens digitais, experiências qualificadas e significativas e negócios educadores, autênticos e com impacto social são alguns dos destaques do guia.
Na prática, para escolher um segmento de negócio para empreender, é preciso um estudo de mercado abrangente e saber aquilo que as pessoas querem e necessitam para terem uma vida mais prática, cômoda e agradável.
Sem dúvidas, os modelos de negócios digitais estarão em alta em 2021. Investir em e-commerce, produtos digitais, negociações via WhatsApp Business e redes sociais é um bom começo para quem deseja dar o start em um novo negócio.
Veja algumas áreas que estão em evidência, acompanhando as profundas mudanças que a pandemia de coronavírus trouxe para a sociedade brasileira:
• Serviços na área de TI;
• Desenvolvimento de apps e games;
• Produtos vegetarianos e veganos;
• Serviços de bem-estar;
• Delivery de comida e produtos;
• Moda e acessórios;
• Casa e decoração.
Ideias para começar a empreender:
Cosméticos naturais
Itens de higiene e beleza sempre são indispensáveis. Com o “novo normal” imposto pela pandemia, muita gente começou a se cuidar mais em casa, com rotinas de beleza e skincare.
Os cosméticos naturais são uma tendência que vem ganhando espaço por causa de seu custo-benefício e suas vantagens. A venda desse tipo de produto cresceu quase 25% em 2020 e o mercado deve continuar aquecido em 2021.
Comida saudável
Com tanto tempo em casa e com a saúde em pauta durante todo o ano passado, as pessoas começaram a se preocupar cada vez mais com a alimentação. Além disso, a utilização dos aplicativos de entrega de comida cresceu indiscutivelmente. Quem aí nunca pediu um delivery porque estava com preguiça de cozinhar?
Por isso, uma boa aposta é unir o útil ao agradável. Opções de comida saudável oferecidas nos apps de entrega são poucas quando comparadas às de fast food. Por isso, um negócio de entrega de comida “de verdade”, com opções vegetarianas e até mesmo veganas é uma escolha bem assertiva.
Plantas e jardinagem
De acordo com o Google Trends, as pesquisas relacionadas à criação de horta em casa explodiram durante o período de isolamento social. Por isso, um negócio com itens de criação e manutenção de hortas, além de cuidados com plantas, com certeza traria bons lucros.
O contato com a jardinagem é uma forma de terapia e muitas pessoas adotaram isso como um hobby. É um tipo de negócio que também se encaixa com a crescente preocupação das pessoas em consumirem produtos orgânicos. O segmento de mercado tem tudo para crescer ainda mais em 2021.
Negócios imobiliários
Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a venda de apartamentos cresceu 8,4% durante o ano passado, mesmo em meio à pandemia. Isso acontece porque, devido ao isolamento social, as pessoas passaram a se preocupar e dar mais valor ao lar, à casa.
Seguindo o mesmo raciocínio, vemos um crescimento de 70% nos números de financiamentos de imóveis. Os dados mostram o quanto esse mercado está aquecido e, para quem quer apostar no setor, esse é o momento ideal.
Impulsione suas vendas de forma consistente
Independentemente do mercado escolhido para empreender, você vai precisar de estratégias consistentes para impulsionar suas vendas. Por isso, a nossa sugestão é que você conheça o
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Esse é um ano de muitas possibilidades para empreender! Continue acompanhando nosso blog para atualizações sobre negócios, vendas e transformação digital!