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As tendências de negócio para empreendedores em 2021

Boost Academy • 19 de janeiro de 2021
O ano começa e, com ele, chega aquele desejo de tirar os planos do papel. Apesar de muita gente ainda estar com medo dos impactos da pandemia de coronavírus, é preciso dizer que o momento é extremamente positivo para empreender, especialmente para quem estiver disposto a apostar nas tendências de negócios em 2021. 

O Guia de Tendências de Negócios do Sebrae, por exemplo, destaca algumas áreas estratégicas e com alto potencial de crescimento neste ano e nos próximos que estão por vir. O documento apresenta macrotendências e microtendências baseadas no novo comportamento e mentalidade coletiva dos consumidores.

Mercados relacionados à economia compartilhada, consumo verde, mobilidade inteligente, bens digitais, experiências qualificadas e significativas e negócios educadores, autênticos e com impacto social são alguns dos destaques do guia.    

Na prática, para escolher um segmento de negócio para empreender, é preciso um estudo de mercado abrangente e saber aquilo que as pessoas querem e necessitam para terem uma vida mais prática, cômoda e agradável. 

Sem dúvidas, os modelos de negócios digitais estarão em alta em 2021. Investir em e-commerce, produtos digitais, negociações via WhatsApp Business e redes sociais é um bom começo para quem deseja dar o start em um novo negócio. 
Veja algumas áreas que estão em evidência, acompanhando as profundas mudanças que a pandemia de coronavírus trouxe para a sociedade brasileira: 

• Serviços na área de TI;
• Desenvolvimento de apps e games;
• Produtos vegetarianos e veganos;
• Serviços de bem-estar;
• Delivery de comida e produtos;
• Moda e acessórios;
• Casa e decoração.

Ideias para começar a empreender:

Cosméticos naturais
Itens de higiene e beleza sempre são indispensáveis. Com o “novo normal” imposto pela pandemia, muita gente começou a se cuidar mais em casa, com rotinas de beleza e skincare. 

Os cosméticos naturais são uma tendência que vem ganhando espaço por causa de seu custo-benefício e suas vantagens. A venda desse tipo de produto cresceu quase 25% em 2020 e o mercado deve continuar aquecido em 2021. 

Comida saudável
Com tanto tempo em casa e com a saúde em pauta durante todo o ano passado, as pessoas começaram a se preocupar cada vez mais com a alimentação. Além disso, a utilização dos aplicativos de entrega de comida cresceu indiscutivelmente. Quem aí nunca pediu um delivery porque estava com preguiça de cozinhar?
Por isso, uma boa aposta é unir o útil ao agradável. Opções de comida saudável oferecidas nos apps de entrega são poucas quando comparadas às de fast food. Por isso, um negócio de entrega de comida “de verdade”, com opções vegetarianas e até mesmo veganas é uma escolha bem assertiva. 

Plantas e jardinagem 
De acordo com o Google Trends, as pesquisas relacionadas à criação de horta em casa explodiram durante o período de isolamento social. Por isso, um negócio com itens de criação e manutenção de hortas, além de cuidados com plantas, com certeza traria bons lucros. 

O contato com a jardinagem é uma forma de terapia e muitas pessoas adotaram isso como um hobby. É um tipo de negócio que também se encaixa com a crescente preocupação das pessoas em consumirem produtos orgânicos. O segmento de mercado tem tudo para crescer ainda mais em 2021.

Negócios imobiliários
Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a venda de apartamentos cresceu 8,4% durante o ano passado, mesmo em meio à pandemia. Isso acontece porque, devido ao isolamento social, as pessoas passaram a se preocupar e dar mais valor ao lar, à casa. 

Seguindo o mesmo raciocínio, vemos um crescimento de 70% nos números de financiamentos de imóveis. Os dados mostram o quanto esse mercado está aquecido e, para quem quer apostar no setor, esse é o momento ideal.

Impulsione suas vendas de forma consistente
Independentemente do mercado escolhido para empreender, você vai precisar de estratégias consistentes para impulsionar suas vendas. Por isso, a nossa sugestão é que você conheça o curso de vendas da Boost Academy.

Esse é um ano de muitas possibilidades para empreender! Continue acompanhando nosso blog para atualizações sobre negócios, vendas e transformação digital!

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Treinando sua equipe para máxima performance – Usando o Coaching
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O foco do treinamento de vendas é buscar a máxima performance em todos os seus vendedores. Todos eles devem ter a oportunidade de serem treinados e preparados da mesma forma, entendendo todo o processo de vendas e compra, assim como as especificidades dos produtos e serviços. Uma equipe de vendas melhor preparada tem maior potencial de geração de vendas para a sua empresa. Neste sentido, é importante ter um programa de treinamento estruturado, com módulos de conteúdo e coaching de vendas. E tão importante quanto treinar a equipe é avaliar o ganho de performance decorrente. Neste artigo falaremos sobre o processo de coaching. O coaching é um processo muito utilizado em organizações para acompanhar o desenvolvimento dos profissionais, usando inputs da atuação real do funcionário, assim como as aspirações e metas organizacionais. Neste processo, é fundamental entender o momento atual de sua equipe de vendas e traçar o caminho entre o hoje e o amanhã desejado, construindo uma trilha de habilidades e competências que precisam ser desenvolvidas ou potencializadas. Este processo deve ser entendido e abraçado por toda a organização, para que seja natural dentro dos processos de gestão da companhia e para que seja reforçado por gestores, pares e equipes, impulsionando os resultados em termos de desenvolvimento. Lembre-se que por mais que haja objetivos únicos e padronizados para a equipe de vendas, o plano de desenvolvimento e coaching é único para cada um dos vendedores, pois deve-se basear nos pontos específicos a serem desenvolvidos ou reforçados. Trabalhar com métricas juntamente com comportamentos ajudará o processo de coaching a ser mais tangível. Quanto mais tangível for, mais fácil será para gestores e equipes verem os ganhos do coaching e se engajarem mais no processo de melhoria contínua. Além de buscar as informações de comportamento e criar um mapa atual de cada vendedor e onde você quer que ele esteja ao final do processo, pense nas métricas que precisam ser aperfeiçoadas. Quanto tempo o seu vendedor gasta com atividades não relacionadas a vendas? Qual o rate ideal para tais atividades? Quanto tempo o vendedor demora até fechar um negócio? Em quanto você quer reduzir este tempo? Quantas chamadas por dia seu vendedor faz? Quantas chamadas por dia ele deve fazer para alcançar as metas de vendas? Agora que você já mapeou as competências, comportamentos e métricas atuais de cada um dos seus vendedores e entendeu exatamente onde quer chegar para cada um destes fatores, é hora de pensar no caminho a ser trilhado para este desenvolvimento. Não adianta tentar resolver todos os problemas de uma vez ou focar em diversos fatores. Você correrá o risco de não ter sucesso em nenhum, por falta de foco. O segredo aqui está em priorizar o que será trabalhado em cada um dos momentos e construir a trilha de desenvolvimento para alcance das metas. Pense primeiro no que será trabalhado de forma prioritária. Analise a situação Atual e contraponha com o que é desejado. Como é o caminho a ser percorrido? Como você poderá ajudar seu vendedor a chegar lá? Estabeleça quick wins e micro metas, de forma que você e seu time possam ver a evolução crescente e contínua. Obter sucesso recorrente dará mais energia para você e seus vendedores continuarem no processo. Pensando em vida pessoal, por exemplo, você pode decidir começar a correr e ter como meta completar 10k. Se seu único target for correr 10k, você pode desanimar no meio do processo, acreditando ser um alvo inatingível. Comece com targets menores, como correr 5k intervalado, correr 5k sem intervalos, correr 5k em 30 minutos. E estabeleça metas de 1km a mais por semana, por exemplo, até completar os sonhados 10k. Mas assim como na vida profissional, atingir estas metas requerem dedicação, esforço e suporte. Como gestor, você deverá mostrar as técnicas e os caminhos e acompanhar o percurso dos seus vendedores. Estabeleça prioridades, estabeleça metas desafiadoras, porém factíveis, com diferentes prazos. Comemore as vitórias do seu time e mostre a evolução, continuamente. Para ajudar seu vendedor a atingir metas você deve considerar treinamentos, acompanhamentos em campo, shadowing com outros profissionais, leituras e exercícios diversos. Quer entender mais sobre a importância de tudo isso para impulsionar seu negócio? Conheça a Boost Academy!
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Montando a Equipe dos Sonhos - Seu time de vendas em máxima performance
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Alguns pontos, como facilidade de receber feedback e agir com ele podem ser mais difíceis de se perceber em entrevistas ou testes, mas você sempre pode recorrer a indicações e referências de gestores e colegas de empregos anteriores. Monte um score ponderado do que espera do vendedor ideal e avalie todos os candidatos com a mesma régua . Este processo de construção e avaliação do processo de contratação deve ser perene, buscando ajustes no modelo e aperfeiçoamento das técnicas de seleção. Quanto mais maduro e fidedigno for a sua fórmula, maiores as suas chances de obter sucesso nas contratações de pessoas. O score deve refletir o que você acredita que trará o melhor profissional para sua equipe . A partir do momento em que você já tem profissionais atuando em sua empresa, você deve avaliar sua performance e contrapor a performance com os traços e características que usou para a sua fórmula de contratação. Foque naqueles pontos em que tem melhor correção com a alta performance, ou seja, busque entender quais são os traços e características que parecem refletir em aumentos de performance pelo seu time. Aumente o peso das características que trouxerem correlação positiva entre sua existência e performance acima da média e reconstrua seu assessment para contratação de novos profissionais. De forma contínua, você poderá aperfeiçoar os seus processos de avaliação e, assim, ter maior assertividade e segurança nas futuras contratações. Bons vendedores variam de empresa para empresa, conforme sua adaptação à fórmula do sucesso única da empresa. Porém, alguns traços e características parecem ter maior correlação com alta performance do que outros. Encontrar os melhores profissionais nunca é uma tarefa fácil. Os melhores candidatos não estão em busca de novos empregos: eles estão desempenhando muito bem suas funções no emprego atual. Como encontrá-los? 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Para atingir resultados superiores, de autonomia a esta equipe trabalhe com métricas objetivas de performance e crie bônus que incentivem contratações certeiras e de longo prazo. Todas as empresas querem os melhores profissionais. Mas nem sempre o sucesso prévio é garantia de sucesso futuro. Busque os profissionais de acordo com as suas realizações, mas avalie eles com base na sua fórmula de contratação. Ela foi desenvolvida justamente para que você consiga montar a sua equipe dos sonhos e você deve observar sempre o score de cada um dos candidatos, mesmo que um candidato que hoje é top de vendas na empresa em que está não tenha pontuado bem no seu score. Se sua formula estiver bem feita, um caso assim indicará que este top performance na empresa A não seria um top performance na sua empresa e você não deve considerar sua contratação. Prepare o processo seletivo pensando em como avaliar cada um dos pontos do seu score de forma mais objetiva possível, para que obtenha mais assertividade nas suas contratações. Quer seu time de vendas em máxima performance? A Boost Academy pode te ajudar! Clique e conheça o curso!
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