Quando pensamos em nossos produtos e serviços é muito comum que comecemos a enumerar uma série de características ou features que os tornem únicos frente à concorrência. Mas os clientes nem sempre vão se interessar pela ficha técnica do que você está oferecendo e mais comumente vão se interessar somente por alguns pontos – justamente aqueles que vão resolver o anseio e as dores dele. Pensar em seu produto ou serviço como uma lista de características e, pior, tentar fazer uma venda somente em cima delas, pode ser mortal para seu negócio. Você precisa entender sua oferta como VALOR que ela trará para o cliente.
Definir a oferta e definir o perfil de clientes são dois passos primordiais para você obtenha ainda mais sucesso em vendas e os motivos pelos quais devemos fazer isso são muito parecidos. Seu produto ou serviço deve ser visto como um organismo complexo e com vários ângulos para ser entendido. Cabe ao seu vendedor entender todas as possibilidades e usar, para o cliente certo, o apelo correto.
Quando falamos de oferta, não podemos pensar somente em características e features. Não é só pela lista de características que alguém vai comprar um iPhone 12 Max. Mesmo que as características sejam extremamente atrativas, os clientes não vão se encantar somente por elas. Quando pensamos em nossas ofertas temos de achar o valor delas, ou seja, o que de fato vai fazer os olhos dos nossos clientes brilharem.
E como fazer isso? Precisamos iniciar fazendo um mapeamento de nossa oferta (ou ofertas) e, depois, é necessário transformar tudo isso em valor para o cliente – lembrando que cada cliente tem necessidades, anseios, medos e desejos diferentes e é preciso criar valor para todos eles.
1. Listar as características e features do seu produto ou serviço – pense em características, no que compõe seu produto e serviço e nos serviços de pós venda.
2. Listar os diferenciais do seu produto ou serviço – o que torna seu produto ou serviço único, frente aos concorrentes?
3. Listar as diferentes utilizações do seu produto ou serviço – quais os momentos de consumo ou uso de seu produto ou serviço? Para que ele pode ser usado?
4. Listar os diferentes resultados desejados com a utilização de seu serviço – o que seu cliente deve esperar ao utilizar seu produto ou serviço?
De nada adianta todo este trabalho de mapeamento da sua oferta se só você tiver as informações. Tenha em mente que a construção conjunta deste mapa vai fazer com que ele seja mais rico e mais facilmente multiplicado dentro da sua organização. Todos devem entender os produtos e serviços da empresa “by heart”.
O domínio técnico do produto ou serviço é um importante passo para que sua área de vendas tenha resultados cada vez melhores.
Se aprofunde nesse e em muitos outros assuntos que farão sua empresa vender muito mais!
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