A primeira coisa que precisamos ter em mente quando pensamos em como montar uma equipe ideal de vendas é saber que não existe uma fórmula mágica. Não temos como definir um perfil único para vendas. Isso dependerá de qual seu segmento de atuação, quais são os seus produtos e serviços e, não menos importante, para quem você vai vender. Um vendedor de software para grandes empresas deve ter um perfil diferente de um vendedor de marketing digital para pequenas e médias empresas.
É importante termos em mente que o tipo de perfil de sua área de vendas e dos seus vendedores vai depender muito de como é seu processo de vendas. Algumas empresas contam com áreas estruturadas com SDRs e vendedores para fechamento, prospectando em sites especializados ou fazendo campanhas de outbound e de inbound. Em alguns casos, o cold call é fundamental para que se inicie o processo de vendas. Para outras empresas, o cliente é quem toa a iniciativa e liga para a empresa. Saber como é o seu modelo de vendas e como está estruturado este processo em que ocorre a venda é fundamental para que você defina os melhores papéis que terá em sua área comercial, assim como o perfil e a atuação de cada um dos profissionais.
Além disso, um ponto fundamental para definição do perfil de vendas da sua empresa é entender a importância e a forma de atuação de sua área de pós vendas. Pode ser que não seja necessário você ter uma área dedicada ao atendimento de pós vendas e que seu vendedor seja o responsável pelo atendimento deste cliente mesmo após a compra ter sido efetivada. Para outras empresas, ter uma área de atendimento centralizada e responsável pelo relacionamento com o cliente pode aumentar a chances de manutenção do cliente como cliente ativo e de up e cross sell. Em casos em que há boas chances de recompra, entender e definir o papel de pós vendas é ainda mais importante, para fidelização e aumento da receita gerada por um único cliente, ao longo do tempo. A forma de estruturação vai definir como você espera que seu vendedor atue após concluída a compra e alterará o que é o perfil ideal para você.
Ele é a peça mais importante para você encontrar o perfil ideal de sua área de vendas. É diferente vender para um diretor de marketing de uma grande empresa e para um motorista de aplicativo. A linguagem e a forma de posicionamento do seu vendedor devem mudar de acordo com o perfil de seu cliente. O seu vendedor ideal deve refletir seu produto, sua empresa e seus valores e deve estar alinhado aos anseios, expectativas e necessidades do seu cliente.
Gostou do conteúdo?
O perfil de vendas e diversos outros assuntos fazem parte dos módulos do Curso Boost Vendas, onde detalhamos o passo a passo para que sua empresa venda muito mais e de forma consistente,
Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos.
A assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de privacidade.
Posts relacionados